Nenhum usuário logado Login / Cadastro
   Seu navegador está desatualizado e não possui capacidade para visualizar todos os recursos deste Site
   Recomendamos Mozilla Firefox, Chrome e Safari.
aguarde

Arquivos em lote do MS-DOS
Edily Cesar Medule

30/01/2013

Um arquivo em lote do MS-DOS nada mais é do que uma série de comandos digitador em um arquivo texto, ao executar esse arquivo o sistema executa os comandos nele contido como se houvesse uma pessoa digitando no console.

Arquivo em lote não é considerado uma linguagem de script já que não possui algumas características básicas como entrada de dados pelo teclado, até possui, mas não de forma nativa.

Ele é usado para automatizar operações, normalmente referentes a manutenção do sistema, por exemplo, ao executar o arquivo ele fará uma cópia de determinada pasta para outro local, depois entra na pasta destino e remove todas as musicas (.mp3), imagens (.png) e videos (.avi). Isso poderia ser uma rotina de backup.

Extensão do arquivo em lotes

Não basta apenas digitar os comando num arquivo texto, é necessário que este arquivo esteja com a extensão ".bat" ex: backup.bat.

Criar um arquivo em lote

-Crie uma pasta chamada documentos na raiz da unidade c: e coloque alguns arquivos lá.- Abra o Bloco de notas do Windows (nada de editores sofisticados como o Office).

- Digite: 

@echo off 

mkdir c:ackup 

xcopy c:documentos* c:/backupdocumentos /d/e/y 

cls 

echo BACKUP TERMINADO 

Explicando o exemplo de arquivo em lote acima   

@echo off  (Inicia o arquivo em lote e desliga a exibição em tela)& nbsp;

mkdir c:backup (cria a pasta backup caso ela não exista) 

xcopy c:documentos* c:ackupdocumentos /d /e /y (copia tudo * que está em documentos que está em c: para documentos que está em backup que está em c:) 

cls (limpa a tela) 

echo BACKUP TERMINADO (exibe mensagem) 

Note que não deve haver espaços nos caminhos (ex: c:ackupdocumentos) se houver aquele bloco deve ficar entra aspas ex: xcopy "c:documentos da maria*" c:ackupdocumentos

Isso porque o MS-DOS interpreta a sintaxe observando os espaços ex: comando origem destino  Se ainda não fez, salve e execute seu arquivo em lote, não esqueça que o nome tem que ser .bat ex: teste.bat

Nota: para poder manipular extensões de arquivos você deve habilitar essa opção no menu ferramentas, opções do Meu Computador.

Para maiores informações sobre comandos do DOS leia o artigo MS-DOS Básico, para saber mais sobre

qualquer comando digite no prompt o comando seguido de /?

 

Comentários


Voltar
 
Desenvolvido por JeitoDigital  
Jeito Digital - - ©2012 - Todos os direitos reservados
w3c html5 acesso restrito Free DNS